Acaba de sair mais um Varejo Talks! O espaço de bate papo da Varejo Ventures, onde mensalmente reunimos especialistas do setor para conversas esclarecedoras sobre os mais diversos tópicos que impactam o cenário varejista.
No mês de setembro convidamos o Lucas Indio, CEO da startup Destock para uma conversa sobre Acuracidade de Estoques: Desafios e Aprendizados.
O Lucas acredita na inovação como instrumento para o desenvolvimento nacional. Como CEO da Destock, contribui ativamente para essa visão, aplicando sua expertise tanto no âmbito profissional quanto acadêmico, onde se destaca como pesquisador pragmático do tema.
Sua jornada teve início em 2014, quando iniciou suas pesquisas sobre Gestão do Desenvolvimento de Produtos, com foco na perspectiva enxuta (“Lean”), aplicando esses métodos em contextos reais. Desde então participou do Grupo de Pesquisa de Empreendedorismo Tecnológico e Inovação da PUC-MG, atuou como gerente comercial na Ápice Consultoria Júnior e aplicou metodologias ágeis em consultoria, seguindo as práticas comumente adotadas por startups de sucesso, na área de automação industrial de uma multinacional.
Atualmente é CEO da Destock, startup que trabalha com acuracidade de estoques, que alcança resultados notáveis, como economias que ultrapassam os R$50 milhões ao longo do ano de 2021 para os seus clientes.
Eu sou a Ana Clara, Head de Marketing da Varejo Ventures, e vou guiar vocês por esse bate papo.
AC – Você poderia nos contar um pouco sobre a jornada da Destock e como vocês se tornaram especialistas em acuracidade de estoques?
Lucas – A Destock se tornou especialista em acuracidade de estoques principalmente devido à experiência do time. Todos os nossos sócios trabalharam anos com gestão de estoques em diferentes áreas, seja diretamente na operação e gestão, ou então com a parte contábil, fiscal e tributária.
Quando juntamos toda essa experiência complementar, chegamos a uma solução que contempla problemas comuns enfrentados por varejistas no mundo todo. Juntos, já atendemos mais de 3000 CNPJs diferentes e já vivenciamos as mais diversas questões relacionadas à estoque que podem acontecer.
AC – Hoje quais são os principais desafios que você enxerga os varejistas enfrentando em relação à gestão de estoques? Como a Destock tem ajudado a superá-los?
Lucas – Estoque é um tema que acaba sendo complexo e, com isso, representa muitos desafios. O principal desafio que vemos se refere à acuracidade de estoques. Ter informações incorretas no sistema de gestão acarreta uma série de outros desafios em todos setores de uma empresa varejista. Tão importante quanto aumentar as vendas, é deixar de perder.
Esse desafio ocorre por erros de processos, parametrização de sistemas, contagem de inventário e muito mais.
Aqui na Destock nós ajudamos a identificar as principais diferenças de estoque e suas causas. Uma analogia seria a de um vazamento atrás da parede. O problema está oculto mas gera muitos desafios. Nosso trabalho é identificar onde está o vazamento e porque ele aconteceu, para corrigir.
AC – Podemos falar um pouco sobre os aprendizados que você e sua equipe tiveram ao lidar com varejistas de diferentes segmentos? Houve alguma descoberta surpreendente?
Lucas – Cada segmento possui suas particularidades e, consequentemente, casos específicos. Seja ter que lidar com produtos perecíveis no varejo alimentício, com vencimento de produtos no segmento de farmácias ou produtos de alto valor agregado em lojas de material de construção.
No entanto, algo que descobrimos e chega a ser curioso é que as principais razões de problemas nos estoques são as mesmas independentemente do segmento de atuação.
AC – A tecnologia tem sido uma peça fundamental no avanço do setor varejista. Como vocês incorporam inovação e tecnologia para garantir uma acuracidade de estoques eficaz?
Lucas – A tecnologia é aliada forte para automatizar, aumentar a eficiência e auxiliar na tomada de decisões. Nessa era da informação, usamos tecnologia para melhorar a qualidade dos dados de estoque. Por meio dela, é possível aumentar significativamente a precisão das informações disponíveis, identificar situações ocultas por outros sistemas e consequentemente, melhorar o resultado das companhias.
AC – No mundo de hoje a adaptação é essencial, e especialmente no varejo, é um grande desafio. Como a Destock se mantém atualizada em relação às tendências e demandas do mercado?
Lucas – O desenvolvimento da nossa solução é totalmente guiado pelas demandas do mercado. Estamos sempre ouvindo as demandas dos nossos clientes, personalizando e melhorando nossa solução. Além disso, é fundamental estar presente nos círculos de debate sobre o assunto. Nesse sentido, participamos constantemente de cursos e eventos da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE), GS1 e outras entidades de classe. Por fim, estamos atentos a avanços tecnológicos e científicos que possam contribuir para uma melhor entrega de soluções pros nossos clientes.
AC – Empreender é um desafio gigante, e a gente adora se inspirar! Você poderia compartilhar conosco um exemplo de algum case de sucesso onde a Destock teve um impacto significativo na eficiência operacional de um varejista?
Lucas – Um caso que nos marcou foi de uma empresa que tinha problemas de processos internos e de cadastro prejudicando sua acuracidade de estoques. Nós conseguimos fazer a recomposição de toda movimentação de estoques dos últimos cinco anos para chegar no valor aproximado real do estoque que deveríamos ter atualmente. A informação que nos foi gerada foi de extremo valor para aquele cliente, tivemos o relato de que ele nunca imaginou que poderia ter aquele tipo de dado em mãos.
AC – Além da acuracidade de estoques, quais outras áreas de oportunidade e crescimento você enxerga no cenário varejista atual?
Lucas – Acredito que seja um momento do varejo olhar para dentro. Existem várias oportunidades de crescimento e melhorias dentro de uma empresa varejista como, por exemplo, a redução de perdas e rupturas. Tão importante quanto aumentar as vendas, é deixar de perder. Em um momento econômico difícil como o atual essas oportunidades são as mais acessíveis e que podem gerar o maior retorno a curto, médio e longo prazo.
Portanto identificar perdas é fundamental para encontrar oportunidades em várias áreas dentro da empresa. Perdas podem estar em processos ineficientes, pagamento de multas desnecessárias, créditos tributários não aproveitados, perda de vendas, perda de mercadorias…
AC – Aqui no Varejo Talks a gente gosta de finalizar o papo com uma dica de ouro! Então para os empreendedores que estão entrando no mundo do varejo, quais conselhos você daria com base na sua experiência?
Lucas – Gestão, pessoas e tecnologia fazem uma varejista de sucesso. Busque construir uma empresa com boa governança e gestão, pessoas qualificadas e tecnologia que ajude você a entregar o melhor serviço para seu cliente. Afinal, ele é o mais importante.
Esse foi o nosso incrível bate papo com o Lucas Indio, CEO da Destock! Não percam os próximos Varejo Talks!